Quantos me vêem?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dois pesos, uma balança


Já viram este símbolo várias vezes. O símbolo deriva da filosofia chinesa, e representa os opostos existentes no mundo. Quente - frio, amor - ódio, homem - mulher, triste - feliz, etc. Sigo esta filosofia: acredito que o mundo é regulado através do peso de cada oposto. Metaforicamente, o mundo é uma balança onde num prato há um oposto e noutro prato há outro oposto, de modo a que o efeito do peso de cada oposto dê estabilidade ao mundo. O Yin-Yang não representa apenas esta dualidade; o "peixe" preto com olho branco (ou o "peixe" branco com olho preto) significa que, por exemplo, num momento de escuridão existe um foco de luz, ou que no ódio existe um pouco de amor, etc, e eu também sigo isso.
Esta filosofia afecta a minha visão do mundo, tal e qual como muitas outras filosofias, ideais, ou mesmo ideologias políticas, e por aí diante. O Mundo não é o mesmo para todos, todos nós vemos tudo de infinitas perspectivas diferentes. Melhores ou não, não as julgo; sempre tentei ser o mais imparcial possível perante várias perspectivas e opiniões pessoais. São as filosofias (e etc...) que cada um de nós segue que nos dá a qualidade de "pessoas"
Agradeço a um amigo (que não mencionarei o nome por respeito), porque é com ele que tenho maiores discussões sobre política, sociedade, religião, filosofia, e por aí diante.
E este texto não existiria sem as nossas conversas. =D

Sem comentários:

Enviar um comentário