Quantos me vêem?

terça-feira, 7 de junho de 2011

Percursos Académicos

Mais uma semana e acabo o 10º ano. Curso de Humanidades. Pretendo seguir Antropologia das Emoções, que estuda o comportamento humano, linguagem corporal e como o nome indica, emoções.
Em pequena, todos me perguntavam o que é que eu queria ser quando fosse grande. Eu nunca respondia, ou dizia "não sei". E quando dizia "não sei", voltavam a perguntar "não sabes? isso é estranho, porque todos os outros sabem." Errado. Pois se fossem todos, eu estaria incluída. Mas não estava. Não sabia mesmo o que queria ser quando fosse grande. Não queria ser médica, advogada, juíza, polícia, bombeira, nada disso. Queria conhecer primeiro o mundo e sim, depois escolher. E escolhi vários. Passei por ter uma paixão pela Fotografia, adorava poder agarrar nas coisas e pará-las de modo a ver a sua beleza instantânea. Mexer nos tons, na luz, fascinava-me. Mas essa paixão acabou, porque era uma paixão. Então virei-me para Antropologia Cultural. Conhecer várias culturas, povos, rituais, lendas, modos de pensar, tradições, e a sua história era o meu objectivo. Mas percebi que cá em Portugal essa área não me dava mercado de trabalho, mas dava-me conhecimento e cultura geral, coisa que muitos portugueses não apreciam. Ainda insisti comigo mesma para não desistir de Antropologia Cultural, mas pensei: "é preciso andar cerca de 5 anos ou mais para andar a estudar algo que eu mesma posso muito bem estudar ao longo da minha vida e com a minha própria experiência pessoal?". Então virei-me de novo para Antropologia das Emoções, o que não só me garantia trabalho (ajuda em interrogatórios a suspeitos na Polícia Judiciária, advogada de defesa, etc...) como me garantia uma boa capacidade de raciocínio, algo que sempre apreciei. Daí estar num curso de Línguas e Humanidades. Depois do 12º ano planeio ficar um ano a trabalhar para arranjar dinheiro para o meu sustento e durante esse ano pensar em que universidade ou faculdade irei estudar. Mas sei que mesmo antes de chegar ao 12º, muita coisa pode mudar. Eu posso mudar. O país pode mudar. O Mundo pode mudar. Tudo pode mudar, e até lá...=D

Sem comentários:

Enviar um comentário